O Espaço Sequência promove, no dia 15 de julho às 18h, o lançamento da exposição “Colagens”, da artista Lydia Quintaes, que apresenta uma série de colagens utilizando materiais diversos, como rendas, ornamentos, passamanarias e tecidos que juntos vão compondo o universo da artista. O evento também conta com a apresentação do Grupo Chorando Baixinho, da Escola de Música Villa-Lobos.
Inaugurado em fevereiro de 2017, o Espaço Sequência nasceu da iniciativa de Eveline Costa – diretora cinematográfica, dramaturga e produtora cultural – e Jadranka Andjelic – diretora de teatro, sérvia, radicada no Brasil desde 2008 – que juntas atuam em projetos desde 2007 pela produtora Sequência Filmes, Músicas e Cênicas. A decisão da dupla foi construir sua própria sede e criar um lugar de cultura, pesquisa, intercâmbio, programas de formação e projetos voltados para o bairro e comunidade
A proposta da abertura da exposição “Colagens” representa mais uma ação do Espaço Sequência na consolidação de uma programação cultural para o Rio Comprido e zona norte da cidade.
COLAGENS, DE LYDIA QUINTAES
“Adoro impressões. Suas cores, texturas em papéis, tecidos e objetos. Comecei curtindo as caixas dos incensos que eu usava. Não conseguia jogá-las fora e guardei-as por muitos anos.
Fui presenteada com capas de livros do século XIX, herdei rendas, ornamentos, passamanarias e tecidos. Colecionava fotos de revistas, jornais, cromos e embalagens que gostava. Separei todas por temas como os que apresento aqui: Oriente, África, Viagens, História, Rio de Janeiro, Figurino, Feminilidade e outros.
Tirei proveito da maturidade para criar e cuidar do meu próprio tempo.
Essa oportunidade me deu vontade cada vez mais de trabalhar nas COLAGENS e evoluir… Sempre usei esse processo nas pranchas e na composição de roupas de brechó para construir figurinos dando forma e união com elementos já existentes. O aproveitamento de materiais está aí para dar uma nova visão à nossa realidade diária”.
GRUPO CHORANDO BAIXINHO
Formado desde 1998, o Grupo de Choro Chorando Baixinho, da Escola de Música Villa-Lobos/FUNARJ, é composto por alunos e colaboradores da escola. Com um vasto repertório, abrange uma grande parte dos compositores brasileiros que se dedicaram a esse gênero musical. Entre tantas composições executadas pelo grupo, destacam-se as dos seguintes autores: Ary Barroso, Noel Rosa, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, Antônio Carlos Jobim, Walter Azevedo, Abel Ferreira e muito mais.
SERVIÇO
Abertura Exposição “Colagens”, Lydia Quintaes
Data: 15 de julho de 2017
Horário: 18h
Local: Espaço Sequência
Valor: Entrada Franca
Endereço: Rua Campos da Paz, 105, Rio Comprido
Informações: 3449-8736