TERRITÓRIO CENA

Projeto de oficinas com alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jornalista Brito Broca, Tijuca/Rio de Janeiro, 2018.

Contemplado com o PRÊMIO ARTE ESCOLA TERRITÓRIOS SOCIAIS da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.
Ministrado por Jadranka Andjelic e Eveline Costa.

O Projeto de oficina “TERRITÓRIO CENA” estimula a criatividade e a imaginação do alunos através de jogos teatrais, exercícios corporais e vocais e apresenta várias possibilidades na criação cênica. O projeto prevê duas aulas por semana com duracao de 60 min. Com o objetivo de aproximar o aluno da criação e da realização de um espetáculo, visa uma apresentação cênica aberta ao público que surgirá das estórias e experiências dos alunos.

A oficina usa técnicas do teatro contemporâneo e jogos teatrais do método de Viola Spolin. Na oficina os alunos serão conduzidos a desenvolver a capacidade de compartilhar o espaço, tempo e tarefas na criação. O trabalho inclui exercícios de escuta, olhar e observação. Treina memorização, atenção e observação mútua entre os alunos e assim desenvolve a capacidade de respeitar a expressão do outro.

 

 

Fotos: Otavio SchocairLogo Arte Escola e SMC cor exemplo de aplicação