Cidade In/Visível

Espetáculo de teatro no vagão do METRÔ RIO

CIDADE IN/VISÍVEL celebra a diversidade cultural através deste espetáculo no metrô do Rio de Janeiro e trafega na história multi-étnica da cidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade baseada na tolerância.

Queremos lembrar que nosso país, história e vida diária, incorporam a influência de culturas diferentes, e que a cidade em que nós vivemos hoje, foi criada pelo trabalho e pela criatividade dos cidadãos que viveram nela antes, não obstante sua origem. CIDADE IN/VISÍVEL reflete sobre os aspectos positivos das nossas diferenças culturais e nacionais.

Durante a viagem,  atores e músicos apresentam cenas que foram criadas a partir da pesquisa feita em cima de estorias e musicas das comunidades etnicas do Rio de Janeiro. O transporte público é escolhido enquanto um espaço condensado no qual, nossa coexistência e tolerância para o outro são testados diariamente.

O projeto foi iniciado em 2005 pela diretora Jadranka Andjelic e o Dah Teatro – Centro de Pesquisas Teatrais na Sérvia, em Belgrado. Continuou em outras cidades do interior do país com grande sucesso em 2007 e 2008, quando foi convidado para ser apresentado na Noruega. Em 2009, na Europa recebeu o Prêmio da ERSTE FOUNDATION “Recognition Award” como um projeto culturalque promove a integração social. Em 2009, a Seqüência f i l m e s, músicas e cênicas trouxe o projeto para o Brasil, que ganhou o Premio Funarte de Teatro Myriam Muniz.
The performance in city metro, CIDADE IN/VISÍVEL is based on the research of the different ethnic groups that contributed to the history of Rio de Janeiro. The project that originated in Serbia at Dah Theatre Research Centre, now performs in Rio de Janeiro and  celebrates the cultural diversity of the city.
Direction: Jadranka Andjelic/ Dramaturgy: Eveline Costa/ Actors: Andrea Maciel, Anderson Simões, Giselda Mauler, Kleper Reis/ Musicians: Rafa Maia, Renata Neves, Thiago Trajano/ Musical Direction: Thiago Trajano/ Costumes and objects: Lydia Quintaes/ Production Director: Eveline Costa