FIGURINO COMO EXTENSÃO DO CORPO

ADRIANA LEITE, Professora de Arte e Design da PUC-Rio, figurinista e JADRANKA ANDJELIC, diretora de teatro

ENCONTRO / OFICINA COM ARTISTAS E PROFISSIONAIS – Lydia Quintaes, Rui Cortez, Simone  Aquino, Eduardo Oswaldo Lioi, Angela Lopes, Eveline Costa

10 a 11 de ABRIL/2017 às 19:00 às 22:00  ESPAÇO SEQUÊNCIA

Como o figurino fortalece a relação do ator/personagem com a proposta cênica e atua junto ao ator, potencializando a dramaticidade como um elemento vivo na encenação. O empoderamento do ator quando ele já está de posse da indumentária. O objetivo é trabalhar o figurino como a extensão do corpo do ator, desenvolver a capacidade de transpor as ideias do texto teatral para a indumentária, que o corpo deve “in-corporar”.

Procurando unicidade e organicidade entre o corpo do performer e o figurino e continuando a pesquisa de figurinistas sobre a orientação de Adriana Leite, a diretora de teatro Jadranka Andelic, vai conduzir o trabalho corporal dialogando com a pesquisa da figurinista. Será investigada a relação entre diversos materiais e o corpo em movimento.

Adriana Leite possui graduação em Comunicação Visuall – PUC-Rio (1984). Especialização em Moda e Figurino no Centro internacional de formação de Turim – OIT (1986 -Torino, Itália), Mestrado em Design pela PUC-Rio (1999) e Doutorado em Engenharia de Produção – UFRJ/COPPE (2013). É professora do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, onde participou da criação e implementação da habilitação em Moda no curso de Design. Tem experiência em desenvolver projetos de produtos de moda e de figurinos. Durante vinte anos trabalhou como figurinista em televisão, cinema, teatro, e publicidade alternando com alguns projetos de moda. Entre os livros publicados destacam-se: Figurino: uma experiência na televisão, Ed. Paz e Terra (2001) e Desenho técnico de Roupa Feminina, (2004), Ed. Senac Nacional, na décima terceira edição. Atua principalmente sobre os temas: projeto de design, inovação em moda, objetos têxteis, moda e figurino. Atualmente tem se dedicado a pesquisas voltadas para inovação na moda, com ênfase na produção da moda como cultura.

20170410_214258