CENOGRAFIA PARA TEATRO

OFICINA COM A CENÓGRAFA AURORA DOS CAMPOS E A ARQUITETA TUCA BENVENUTTI
DATA: 12 de agosto 2017
HORÁRIO: de 10h às 15h
O oficina será desenvolvida a partir da exposição do processo criativo de Aurora e Tuca, que abordarão as questões conceituais e técnicas envolvidas na concepção de um cenário. Será dada ênfase na investigação do potencial cênico dos materiais. Já na parte prática será proposta uma atividade para o envolvimento dos alunos no universo da cenografia.
Aurora dos Campos, graduada em Artes Cênicas na UniRio, dedicou-se, nos últimos 10 anos, especialmente à cenografia para teatro, assinou aproximadamente uma centena de cenários. Recebeu importantes prêmios, entre eles: o Prêmio Shell, o Cesgranrio, e o Questão de Crítica 2013 pelo cenário de “Conselho de Classe”- da Cia dos Atores e texto de Jô Bilac e o Prêmio APTR 2012 por “Breu”- de Pedro Brício – com cenário feito em colaboração com as diretoras Miwa Yanagizawa e Maria Silvia Siqueira Campos. Trabalhou com os diretores de teatro: Alex Cassal, Bel Garcia, Cibele Forjaz, Cristina Moura, Daniel Herz, Enrique Dias, Felipe Rocha, Felipe Vidal, Georgette Fadel, Guilherme Leme, Guilherme Piva, Henrique Tavares, Inez Viana, Ivan Sugahara, Jeferson Miranda, Marco André Nunes, Pedro Brício, Sérgio Módena, entre outros.
Tuca Benvenutti, graduada em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual de Londrina, trabalhou por 7 anos com restauro arquitetônico. Desde 2013 trabalha com arte em teatro, cinema e TV. Trabalhou em produções do Canal Futura, TV Escola e como aderecista na novela “Meu Pedacinho de Chão”- de Luiz Fernando Carvalho. No teatro, prestou assistencia para a cenógrafa Aurora dos Campos e o figurinista Bruno Perlatto. Em geral, trabalha com adereços, como nas peças: “A menina do dedo torto” e “Um sonho para Melies”, indicada por ambas ao prêmio CBTIJ de 2016.