OFICINA DE FIGURINO

COM  BABITA MENDONÇA

A oficina tem como proposta observar o passo a passo do Processo Criativo de um Projeto de Figurino. Partiremos do Conceito estabelecido para narrativa de imagem, passando pelo trabalho em equipe com o tripé responsável pela imagem (fotografia, cenário e figurino) até as técnicas de construção do Projeto com a pesquisa e criação dos personagens. O trabalho será executado de maneira bastante prática, com leitura de pequeno roteiro e observação do conteúdo das oficinas através de imagens e filmes escolhidos, além de exercícios.

SEXTAS  18 às 22h e  SÁBADOS: 10 às 14h

5 e 6 Outubro 2018
Módulo CRIAÇÃO

12 e 13 Outubro 2018
Módulo EXECUÇÃO

VALOR: R$ 320,00

(Desconto 10 % para pagamento até 21 de Setembro e para alunos da ESTÁCIO)

→OFICINA 1

A importância do Figurino dentro da dramaturgia numa obra de arte: a Linguagem das Roupas, o diálogo não verbal, a Semiótica. Observação de imagens de figurinos desde os primórdios, no teatro grego, no começo do século 20 (ballet russo, cinemas americano, europeu e brasileiro) até tempos atuais.

Filmes para referência:

-“O Baile”, de Ettore Scolla, 1983- filme sem diálogos, narrando quatro décadas de história, sendo as marcações de cena, dramaturgia e passagem de tempo assinaladas pelo vestuário.

– “Crepúsculo dos Deuses”, de William Wilder, 1950- making off do figurino.

→OFICINA 2

A partir do conceito estabelecido( definido pelo diretor, de modo geral), veremos como funciona o “tripé”da criação num trabalho áudio visual( Direção de Arte/ Cenografia, Fotografia, Figurino + Caracterização)

Trabalhando com uma paleta de cor definida pelos departamentos.

Filme para referência:

-“É Proibido Fumar”, de Anna Muilaert, 2009- narrativa contemporânea cujo making off nos faz entender o diálogo harmônico entre fotografia, direção de arte e figurino.

– Imagens dos seguintes filmes para referência: “Roda Gigante”de Woody Allen, “Grande Hotel Budapeste”de Wes Anderson e “West Side Story”, Jerome Robbins e Robert Wise, 1961

→OFICINA 3

Exercício Prático: trabalho com leitura de pequeno roteiro desde a análise técnica  até chegar à construção dos personagens.

Nesse exercício de leitura faremos abordagem de continuidade, elipse, passagem de tempo e contagem de roupas. Uso de planilhas.

Proposta dos seguintes exercícios: “Eu como Personagem” e um “Projeto de Figurino” para esse texto lido.

→OFICINA 4

Os participantes trarão os exercícios pedidos na Oficina 3:

– Simulando a criação do personagem numa obra: “Eu como Personagem” traz a proposta de elaboração de “como se veste essa pessoa”, “quem é essa pessoa” com base em quem a gente mais conhece- a si próprio.

– O Projeto de Figurino. Nesse trabalho, casa aluno trará seu projeto individual elaborando a apresentação como quiser: pranchas com desenhos, colagens etc ou pranchas virtuais.

Babita Mendonça

Babita-Mendonça-1-300x290Profissional de múltiplas funções; trabalhando primeiro como estilista e em seguida passou para detrás das câmeras como Figurinista, Produtora de Moda, Diretora de Arte e Produtora de Cenografia para Cinema, Publicidade e Televisão.

Começou a atuar profissionalmente nas mídias áudio visuais em 1977, como figurinista no filme ” A MULHER DE QORPO SANTO”, de Haroldo Marinho Barbosa. Em seguida colaborou com Murillo Salles nos filmes ” NUNCA FOMOS TÃO FELIZES”, em direção de arte e figurinos, de 1982 e ” FAÇA DE DOIS GUMES”, de 1988 dessa vez apenas como figurinista. Assinou os figurinos de “GAROTA DOURADA” de Antônio Calmon em 1983, de “OS TRAPALHÕES NA ARCA DE NOE”, em 1984 de Deo Rangel, de “ROBIN WOOD E OS TRAPALHÕES”, de1990, de José Alvarenga, de “OS TRAPALHÕES E A ÁRVORE DA JUVENTUDE”, também de José Alvarenga. Fez os figurinos para “BANANA SPLIT”, de 1986, de Paulo Sérgio Almeida e “XUXA POP STAR”, também de Paulo Sérgio Almeida e Tisuka Yamazaki, entre outros longa metragens. Na televisão trabalhou na TV MANCHETE, nos figurinos das novelas “Marquesa de Santos” e “Santa Marta Fabril” e muitos comerciais para TV, nacionais e estrangeiros.

curso-figurino-cinema-tv-avancadoNa TV GLOBO foi figurinista e diretora de arte nos vídeos clipes do Fantástico, entre 1987 e 1992, e fez os figurinos do Programa “Você decide” entre 1996 e 2000, além de trabalhos como figurinista assistente e desenhos de figurino para várias novelas e mini séries. Trabalhou na BANDEIRANTES no sitcom da Sony Picture “Married with Children” e de 2000 em diante assinou diversos figurinos de programas para Multishow, para o Canal Futura, para o GNT. Fez a 1ª série de ficção para o Canal Viva ” Meu Amigo Encosto” em 2015, e a série reality fake-“Ribanceira” para o Canal Brasil em 2015 também. Seu mais recente trabalho para a TV foi a série “Sem Volta”, para a TV RECORD, em 2017. Continua atuando no mercado de trabalho como figurinista para longas metragens, filmes publicitários e séries, além de programas institucionais em forma de ficção como por exemplo para a “Bolsa Familia” e para o Canal Saúde.

Desde 2000 tem dado cursos, oficinas e palestras sobre Figurinos e Indumentária na Aictv, no Senai Cetiqt, no Senac, na Faculdade Estacio de Sá, na Fundição Progresso e Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

INSCREVA-SE>