Eveline Costa

Eveline Costa, diretoraCADA VEZ MAIS LONGE

Roteirista, diretora cinematográfica, dramaturga e produtora cultural, formada em jornalismo em 1992 e especialização em Film & Television Business  na Fundação Getúlio Vargas em 2005. Em 2001 fundou a Sequência f i l m e s  (hoje Sequência filmes, músicas e cênicas) com a produção do curta-metragem experimental (16 mm) “Luz Negra”, direção do renomado artista visual, de Nuno Ramos. Em 2017 fundou com a diretora teatral sérvia, Jadranka Andjelic o Espaço Sequência no Rio de Janeiro.

Fez Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro e Teatro no Tablado. Estudou roteiro com Luis Carlos Maciel, direção com Walter Lima Jr. Workshop de direção de documentários com Eduardo Coutinho,  workshop para autores e escritores, com o escritor e diretor chileno Marco Antonio de La Parra, workshop para atores com os diretores: Walter Lima Junior, Ignácio Coqueiro e  Jadranka Andjelic.

Diretora Geral e Curadora do MULTICIDADE – Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas em 2015 e 2018 (com Paola Vellucci e Jadranka Andjelic), patrocínio Dove e Eudora.

Selecionada com o roteiro de seu próximo longa-metragem “O Funeral de Pedro” para o Laboratorial Internacional de Roteiro, LAB GUIÓN, Colômbia, 2018. Ganhadora de Alianza Filmarket Hub.

Lançou em 2017 o longa-metragem de ficção CADA VEZ MAIS LONGE que dirigiu e produziu junto de Oswaldo Eduardo Lioi no Estação Net Botafogo, Rio de Janeiro. Teve sua pré- estreia no Instituto Moreira Salles/RJ. Elenco: Fernando Alves Pinto, Branca Messina e Neila Tavares. Filme selecionado pelos curadores Charles Tesson, da Semana da Crítica do Festival de Cannes e Diana Sanchez da Mostra de Filmes Latinos do Festival de Toronto no com Projeções Exclusivas no CCBB RJ (Janeiro e 4 de Junho /2015). Selecinado para váriso festivais, entre eles, A Mostra de Tiradentes. Distribuído pela ELO COMPANY de SP, Filme foi comprado pelo Canal Brasil, disponível no Net Now , Prime Box, Amazon Prime e SUNDANCE CHANNEL. https://vimeo.com/220699408.  O filme foi comercializado (VOD) também para a Ethyopian Airlines.

Diretora de NEVENA, ATO PERFORMÁTICO que estreou em 2018 no Teatro Laura Alvim, Rio de Janeiro, com o projeto do documentário e ficção (técnica mista) sobre tráfico de mulheres, atualmente em fase de captação. https://vimeo.com/240013024. O Ato Performático que inclui, parte do DOC já captado, foi convidado pelo DAH Theatre em 2020 pelo Art and Human Rigths Theater Festival, em Belgrado (Sérvia) – Europa.

Ainda em 2020, foi convidada também pelo DAH Theatre para adaptar e dirigir 24 episódios de 3 espetaculos para o Projeto “REBUILDING THATER TOWARDS TO A NEWFUTURE”, Financiado pelo Instituo Goethe.

Em 2019 concepção e direção da performance/instalação CARTA PARA ÁGUA com Jadranka Andjelic., Eveline Costa criou a estrutura audiovisual da performance que teve sua estreia na Europa a convite do THEATRE OM,  no parque do Vestjyllands Kunstpavillon em Videbæk no Arne Haugen Sørensen Museum, um dos museus mais importantes da Dinamarca, atualmente. A performance faz parte da programação do Festival UR-NAT. Com a performer Hisako Miurua; Co-produção Brasil-Dinamarca-Japão.

Em 2019 estreou a performance ESTRANHO, na qual assina texto, dramaturgia, direção, cenário, figurinos e audiovisual, com o performer Mateus Tiburi, e colaboração de direção de Jadranka Andjelic no Teatro Laura Alvim, Rio de Janeiro. A performance foi convidada para o Nis Ville Jazz Festival (top 10 no mundo), em NIS, Sérvia- Europa.

Em 2018, Eveline Costa, ministrou a oficina TERRITÓRIO CENA junto de Jadranka Andjelic, para alunos do Ensino Fundamental em Escolas Municipais em zona de risco. O Contemplado com o PRÊMIO ARTE ESCOLA TERRITÓRIOS SOCIAIS da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.

Pelo filme DIA SIM, DIA NÃO que Eveline Costa dirigiu e fez a direção de fotografia, recebeu o Prêmio de melhor documentário, no concurso Rio Criativo / FIRJAN 2008, Rio de Janeiro e Prêmio Curadoria e Prêmio Mochileiro (Popular) no ENTRETODOS – 2º Festival de Cinema de Direitos Humanos em São Paulo, 2008O documentário participou de 28 festivais: 17 no Brasil, 8 na Europa e 2 nos Estados Unidos 1 na ÁsiaO filme foi um dos indicados para o Grande Prêmio VIVO do Cinema Brasileiro 2010 (categoria Curta-metragem). Em 2007 fez a direção de fotografia do documentário média-metragem, “Invisible City”, na Sérvia.

Em 2003, foi assistente de direção no curta-metragem de ficção (35mm) “Rubi”, de Fábio Novelo, com Ricardo Blat e Darlene Glória.

Eveline Costa produziu e fez a dramaturgia do espetáculo de teatro CIDADE IN/VISÍVEL(direção Jadranka Andjelic, Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2009) no Rio de Janeiro, 2010.  Para o espetáculo CATADORES DE SONHOS – Utopia com Atores e Alpinistas (Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2009, direção Jadranka Andjelic) em 2011, fez a concepção audiovisual, cenário e direção de produção.

Criou o audiovisual para a performance de dança “Esther Willians não quer mais nadar, direção de Norberto Presta, 2012; criou o audiovisual para o espetáculo “Histórias de Família”, direção Ana Teixera e Stephane Brodt, AMOK Teatro, 2012.

Assina a dramaturgia para o espetáculo MEMÓRIAS DO PEQUENO CIRCO da Sequencia Cênicas e Sala Preta em 2014/2015 (direção Jadranka Andelic).

Parte da Trajetória

Selecionada pela TV Globo no mercado entre 500 candidatos com mais 7 profissionais, para atuar como coordenadora de produção na área de shows e eventos 2005.

Coordenação de Produção do RIO AXÉ, Praça da Apoteose, RJ -2006, 2007 e 2008 (Público: 30.000);

Produtora do show do guitarrista norte-americano STANLEY JORDAN, Blue Tree Park, Brasília/2004.

Em 2006, foi parte da equipe de produção do 5 º ECUM (Encontro Mundial das Artes Cênicas) – “Teatro em Tempos de Guerra”, no Centro Cultural Telemar (OI Futuro), Rio de Janeiro.

Em 2006 participou da Conferência para Jovens Produtores em Artes Performáticas na Sérvia, em Belgrado.

Coordenação de produção na Logística do Revezamento da Tocha Pan-americanaPAN 2007, para Alem International, empresa produtora sediada no Colorado;

No teatro, assistente de direção em MARATONA, de Naum Alves de Souza, dirigida por Darson Ribeiro no Teatro Cândido Mendes; em ALMAS GÊMEAS, direção Luis Carlos Maciel e TARDE CHUVOSA, direção André Pimentel; como produtora e cenógrafa em FAMÍLIAS, direção de Ricardo Kosovski, no Tablado e em A VISITA, texto Friederich Durremant, no Sesi Ginástico.

Foi membro do júri estudantil no 36º Festival de Cinema de Gramado 2008.

Filmografia:

“Cada vez mais longe”, longa-metragem ficção, 2014. RJ –  Direção: Eveline Costa e Oswaldo Lioi;

“Proliferações” curta-metragem experimental, 2010. RJ  – Direção e Produção;

“Dia sim, dia não” curta-metragem documentário, 2008. RJ –  Direção, roteiro, direção de fotografia e montagem;

“Subsolo” curta-metragem ficção 2008. RJ – Direção: André Felix e Eveline Costa;

“Cantos da Cidade” curta-metragem ficção, 2008. RJ – Direção de Neilton Lima , Escola de Cinema Darcy Ribeiro –  Montagem;

“Invisible City” média-metragem documentário , 2007. Belgrado, Sérvia

Direção de Fotografia;

“Rubi” curta-metragem ficção (35mm) , 2003. RJ (Direção Fábio Novelo)

Assistente de direção, Produtora de Elenco, Figurinista e Produção de Locação;

“Luz Negra” curta-metragem experimental (16 mm), 2001. SP (Direção Nuno Ramos)

Produtora e Produção executiva;

“Os Trapalhões na Terra dos Monstros” longa-metragem ficção, 1992. RJ (Direção de Arte – Yurika Yamasaki) – Assistente de Produção de Arte;

“Assim na Tela como no Céu” longa-metragem ficção, 1992. RJ (Direção de Ricardo Miranda) 

2ª Assistente de figurino;

“Barrela” longa-metragem ficção, 1988. (Direção de Marco Antônio Cury) – Estagiária de produção.

SHORT BIOGRAPHY

Eveline Costa began her carrier in the cinema in 1988, Rio de Janeiro, as a trainee in fiction feature film “Barrela” directed by Marco Antônio Cury. Until 2000 she worked on several national film productions as production assistant,  costumes assistant and  director assistant. In 2001 founded the Sequência Filmes and produced the short film (16 mm) “Luz Negra”, directed by Nuno Ramos. She directed her first short film in 2008: “Every Other Day” awarded as The Best Documentary on Rio Creative/FIRJAN Competion, Award of Public and  Curators Award in Entretodos – 2nd Film Festival on Human Rights of São Paulo, 2008. The film participated in 28 festivals – 17 in Brazil, 8 in Europe, 2 in the United States and 1 in Asia. It was one of the finalists for the Grand Prix VIVO Brazilian Cinema 2010. In the same year, she was a member of the Student Jury 36th Gramado Film Festival.

She creates the audiovisual for different theater performances in Rio de Janeiro. She collaborate on dramaturgy for various performance of Sequência Cênicas.

In 2014 has launched her first feature film “Further Away”, with Oswaldo Lioi.

Selected to participante on LAB GUIÓN, International Screenplay Labaratory, Colômbia, in 2018.

Director / Curator of MULTICIDADE- INTERNATIONAL WOMEN’S PERFROMING ARTS ESTIVAL 2015 and  2018, Rio de Janeiro.

Directed VIOLENCE, ART AND REALITY (TRAFFICKING IN WOMEN) – Performing ACT and FILM in Process, 2018 Rio de Janeiro.

Author and director of the theater performance “Strange” in 2019, Rio de Janeiro.

Director with Jadranka Andjelic and create the video of  perfromance/ installation “Letter to The Watter”, in 2019 [Denmark].