25 TAÇAS DE VINHO

PALESTRA / PERFORMANCE

Com Dijana Milošević

19 DE FEVEREIRO 2019, TEATRO IPANEMA às 20HS

Dijana Milosevic

Sobre paixão artística que dá sentido para vida até nos momentos mais difíceis.

Convidada no Programa de Residências do ESPAÇO SEQUÊNCIA a Diretora sérvia Dijana Milosevic compartilha vinho e estórias com o público, sobre experiência a de ser artista de teatro em meio a circunstancias desafiadoras no seu país e no mundo atual. Com sensibilidade e leve humor, ela mistura memórias e reflexões sobre a persistência artística, coragem e crença no senso da arte.

Texto e conceito: Dijana Milošević

Dramaturgia: Dubravka Knežević

Tradução: Katia Nogueira Tatić e Jovan Tatić

Música: Nebojša Ignjatović e “Secondhanders”

Agradecimentos especiais a: Gilly Adams, Amy Sarno e Donka Torov

Dedicado a Jadranka e Maja com quem tudo começou.

E para Neša que dá brilho a tudo.

25 TAÇAS DE VINHO explora as questões enfrentadas pelos artistas e produtores de teatro em contextos globais, com foco particular na criação, como meio de superação de um trauma passado – a guerra e suas consequências. A palestra/performance pontua o teatro como um instrumento de mudança social e política, capaz de fazer conexões entre criadores de arte e outros atuantes nos processos de construção da paz. O trabalho caminha entre diferentes campos: teatro e dramaturgia, política, história, brincando com a ideia do performer articulado e acadêmico que atua.

A diretora do internacionalmente conhecido Dah Teatro do Belgrado/Servia, Dijana Milošević, compartilha vinho com o público, enquanto conta estórias dos 25 anos de seu grupo do Leste Europeu, em meio a uma reflexão sobre o mundo contemporâneo. Suas memórias variam do presente a uma época em que a sociedade na antiga Iugoslávia, carecia de meios para resistir à intolerância e ao nacionalismo. Os artistas do Dah confrontaram com a reorganização oficial da vida e suas narrativas de medo e ódio. A resposta do grupo foi criar uma comunidade em torno de uma resistência vívida.

Esta palestra-performance foi criada em 2016 para o 25º aniversário do Teatro DAH. Baseia-se em textos autobiográficos da diretora, nos quais ela fala sobre o trabalho de sua companhia de teatro que começou em um contexto histórico e político específico de um país que se desintegrou. https://rowman.com/ISBN/9781498527149/DAH-Theatre-A-Sourcebook

25 TACAS DE VINHOlogos