MULTICIDADE – Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas

Com o patrocínio da DOVE e Ministério de Cultura e o Patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura, o MULTICIDADE – FESTIVAL INTERNACIONAL DE MULHERES NAS ARTES CÊNICAS acontece entre 31 de outubro a 7 de novembro de 2015 no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro e oferece uma vasta programação de espetáculos, performances, instalações, fóruns e workshops de mulheres nas artes cênicas de diversos países: Argentina, Dinamarca, Italia, Mexico, Noruega, Nova Zelândia, Sérvia, Suiça, Reino Unido e Brasil.

Focado na produção teatral contemporânea e de multimídia, o Festival vai apresentar a produção de mulheres com trabalhos de excelência artística, e interessadas na ampliação dos espaços sociais de atuação da mulher.

A PROGRAMAÇÃO contempla 7 espetáculos internacionais, 3 nacionais, 3 performances (1 internacional), 8 oficinas (5 internacionais) com 2 oficinas em comunidades e uma em escola pública, 3 fóruns, 3 instalações e Espaço Aberto reservado para intercâmbio entre artistas.

O FESTIVAL faz parte da Rede Internacional de Mulheres nas Arte Cênicas Contemporâneas – THE MAGDALENA PROJECT, fundada em 1986 que até hoje teve mais de 100 encontros e festivais na Europa, Ásia, Austrália, América Latina e EUA. A preparação e produção do projeto contam com alguns membros da rede que moram no Brasil, ao lado de seus colaboradores experientes do Rio de Janeiro.

O Festival se propõe a ser um espaço democrático, criativo e dinâmico, onde as mulheres possam ser reconhecidas como produtoras de arte, de conhecimento e de transformação social. Um espaço de intercâmbio e de estímulo à solidariedade entre realidades sociais distintas e de aprendizado mútuo entre os participantes.

Na programação dos ESPETÁCULOS, PERFORMANCES E INSTALAÇÕES, convidamos renomadas artistas internacionais, junto às demais do Brasil que terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos e participarem do intercâmbio com artistas de outros países.

As artistas convidadas ministram OFICINAS que oferecem a oportunidade de experimentar diferentes técnicas, que são a base dos espetáculos, como também envolver participantes e empoderar as mulheres das comunidades do Rio de Janeiro e alunos de escolas públicas.

Através dos FÓRUNS que envolvem as artistas, ativistas sociais, pensadoras, o Festival visa criar um espaço qualificado que atenda à necessidade de reflexão, questionamentos, e contribuir com a valorização do fazer artístico das mulheres.

www.multicidade.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s